Programada já há algumas semanas, a viagem que a equipe de adiaspora.com, efectuou a quatro estados da América do Norte, New York, Rhode Island, Massachucets e Conneticut, com a finalidade de assistir à Eleição da Miss Dia de Portugal de Rhode Island, resultou num autêntico sucesso. Os contactos havidos com diversas personalidades e entidades portuguesas, enriqueceram sobremaneira a nossa cultura, mas serão um veículo de transmissão para outros povos de língua portuguesa e uma mais valia para o conhecimento da «nossa» Diáspora. O dia 14 de Maio corrente, foi o da partida e o dia 18, foi o da chegada. Não fora as demoras na fronteira, no primeiro dia estivemos 2 horas à espera de um visto e no dia da chegada estivemos 4 horas numa fila com alguns quilómetros esperando que nos abrissem as portas para a entrada no Canadá. Apesar de terem sido dois dias «queimados» em esperas e viagens, nada de especial aconteceu a não ser a sã convivência que se gerou espontaneamente durante a viagem terrestre através da QEW, 290, 90, 87, 90 e 146 até ao Hotel Radisson onde pernoitámos, não sem antes de termos descoberto por mero acaso o Clube Teófilo Braga, na Rua do mesmo nome e uma Capelinha com as imagens de santos, que nos convidou um pouco ao recolhimento e ascese, tudo isto ali a dois passos da Baía de Providence.
|
Capa da Revista que propagandeou o Evento do Concurso Miss Portugal 2009 |
Para nós, ao vermos ali o mar tão perto, a saudade fruiu num misto de recordação e lonjura. O mar para nós é sempre um ponto de referência e, muitos dos termos que usamos em linguagem vernácula, tem uma ligação familiar muito forte com ele. Por isso o ditado: «O mar o deu o mar o tirou». Este é um adágio que usamos quando pescamos e um peixe que capturámos se desprende do anzol e de novo voltou a «dar ao rabinho», no seu meio ambiente. Como o cansaço era muito, caímos em «vale de lençóis» e dormimos como uns justos até ao raiar da manhã. Como o tempo tinha que ser muito bem aproveitado, mal tomámos o pequeno almoço, encaminhámo-nos para East Providence, para a Casa dos Açores, que tem a sua sede num dos salões do complexo da paróquia portuguesa de São Francisco Xavier, onde nos aguardava a Liliana Araújo, uma das nossas correspondentes. Depois de conhecermos as instalações e falarmos com alguns dos membros e sócios da casa, tivemos o grato prazer de abraçar a Judília e o José Alfredo, que tiveram a deferência de vir ao nosso encontro.
|
Convívio no Restaurante O Dinis |
Dali partimos à descoberta de nomes portugueses e encontrámos alguns identificando restaurantes, lojas de conveniência, bancos e até casas particulares. É a força do povo português na sua expansão pelo mundo. Ao virar o meio-dia, dirigimo-nos para a auto-estrada 195 em direcção a Fall River, para passarmos a ponte Braga, ( ponte que liga os Estados Unidos aos Açores e por isso é considerada a ponte maior do mundo), no dizer de muitos portugueses oriundos da Ilha de São Miguel e, lá fizemos várias fotos e visitámos as Portas da Cidade, um monumento que é a réplica das portas da Cidade de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel nos Açores, reproduzido ao milímetro e implantado no Boulevard Ponta Delgada e emoldurando um parque com o mesmo nome. Ali ao lado encontram-se ancorados alguns vasos de guerra antigos, e aqui deixo os seus nomes: Batlleship U.S.S. – Massachusetts; Destroyer U.S.S. – Joseph P. Kennedy Jr.; Submarine U.S.S. – Lionfish; PT Boats – 617 & 796 e Russian Missile Corvette – Hiddensee. Dentro da mesma área encontrámos um monumento à memória do poeta micaelense, Jonh Teixeira de Medeiros.
|
Os Elementos da comissão do Dia de Portugal 2009 em Rhode Island
Fred Félix, Connie Soares Félix, Crystal Escobar, Maria Lopes, Liliana Araújo, Lídia Alves, Judy Escobar, Kristine Alvoroso |
Dali e já com o Artur Raposo, um dos simpáticos irmãos do Luís Sousa, «atleta» da nossa equipe, levou-nos até a um dos muitos parques da cidade, delimitado por um lado por casario e do outro, por campos de baseball, tendo ao cimo a sumptuosa Catedral de Santa Ana. Antes de ali chegarmos fotografámos o monumento ao militar luso-estadunidense e no placard do relvado do campo de baseball onde se vê a marcha do marcador, novamente estava gravado o nome do português, Joe Aguiar. Outros nomes vislumbrámos, mas de carácter comercial, tais como: Chaves Market, Restaurante Caravela e Restaurante Académica, onde almoçámos e fomos servidos a rigor pelo proprietário Jaime Cabral e suas colaboradoras. Dali partimos para New Bedford a fim de novamente contactarmos com os portugueses ali residentes, visitarmos familiares e fotografarmos os estabelecimentos comerciais e clubes e igrejas. À saída dum restaurante deparámo-nos com um casal e seu filho, que angariava fundos para a função do Espírito Santo, transportando a coroa. Passámos pela sumptuosa Igreja de Santo António de Lisboa, em risco de passar para outras mãos, porque os fieis que a frequentavam vão diminuindo drasticamente e não há como, saldar as dívidas que se fazem mensalmente.
|
|
|
Tom Cabral |
Marc Denis |
Mena Leandro |
|
O CD lançado pelo cantor Tom Cabral |
Voltar para Reportagens |