topo
linha2


Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

» Home » Reportagens » Miss Dia de Portugal Rhode Island 2009 1

 

Miss Dia de Portugal Rhode Island 2009

Texto de: Paulo Luís Ávila
Fotos de: João Capela, Luís Sousa, Filomena Pontes,
José Ferreira e Paulo Luís Ávila
Adiaspora.com

Páginas: 1 2 3

Programada já há algumas semanas, a viagem que a equipe de adiaspora.com, efectuou a quatro estados da América do Norte, New York, Rhode Island, Massachucets e Conneticut, com a finalidade de assistir à Eleição da Miss Dia de Portugal de Rhode Island, resultou num autêntico sucesso. Os contactos havidos com diversas personalidades e entidades portuguesas, enriqueceram sobremaneira a nossa cultura, mas serão um veículo de transmissão para outros povos de língua portuguesa e uma mais valia para o conhecimento da «nossa» Diáspora. O dia 14 de Maio corrente, foi o da partida e o dia 18, foi o da chegada. Não fora as demoras na fronteira, no primeiro dia estivemos 2 horas à espera de um visto e no dia da chegada estivemos 4 horas numa fila com alguns quilómetros esperando que nos abrissem as portas para a entrada no Canadá. Apesar de terem sido dois dias «queimados» em esperas e viagens, nada de especial aconteceu a não ser a sã convivência que se gerou espontaneamente durante a viagem terrestre através da QEW, 290, 90, 87, 90 e 146 até ao Hotel Radisson onde pernoitámos, não sem antes de termos descoberto por mero acaso o Clube Teófilo Braga, na Rua do mesmo nome e uma Capelinha com as imagens de santos, que nos convidou um pouco ao recolhimento e ascese, tudo isto ali a dois passos da Baía de Providence.

Capa da Revista que propagandeou o Evento do Concurso Miss Portugal 2009

Para nós, ao vermos ali o mar tão perto, a saudade fruiu num misto de recordação e lonjura. O mar para nós é sempre um ponto de referência e, muitos dos termos que usamos em linguagem vernácula, tem uma ligação familiar muito forte com ele. Por isso o ditado: «O mar o deu o mar o tirou». Este é um adágio que usamos quando pescamos e um peixe que capturámos se desprende do anzol e de novo voltou a «dar ao rabinho», no seu meio ambiente. Como o cansaço era muito, caímos em «vale de lençóis» e dormimos como uns justos até ao raiar da manhã. Como o tempo tinha que ser muito bem aproveitado, mal tomámos o pequeno almoço, encaminhámo-nos para East Providence, para a Casa dos Açores, que tem a sua sede num dos salões do complexo da paróquia portuguesa de São Francisco Xavier, onde nos aguardava a Liliana Araújo, uma das nossas correspondentes. Depois de conhecermos as instalações e falarmos com alguns dos membros e sócios da casa, tivemos o grato prazer de abraçar a Judília e o José Alfredo, que tiveram a deferência de vir ao nosso encontro. 

Convívio no Restaurante O Dinis

Dali partimos à descoberta de nomes portugueses e encontrámos alguns identificando restaurantes, lojas de conveniência, bancos e até casas particulares. É a força do povo português na sua expansão pelo mundo. Ao virar o meio-dia, dirigimo-nos para a auto-estrada 195 em direcção a Fall River, para passarmos a ponte Braga, ( ponte que liga os Estados Unidos aos Açores e por isso é considerada a ponte maior do mundo), no dizer de muitos portugueses oriundos da Ilha de São Miguel e, lá fizemos várias fotos e visitámos as Portas da Cidade, um monumento que é a réplica das portas da Cidade de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel nos Açores, reproduzido ao milímetro e implantado no  Boulevard Ponta Delgada e emoldurando um parque com o mesmo nome. Ali ao lado encontram-se ancorados alguns vasos de guerra antigos, e aqui deixo os seus nomes: Batlleship U.S.S. – Massachusetts; Destroyer U.S.S. – Joseph P. Kennedy Jr.; Submarine U.S.S. – Lionfish; PT Boats – 617 & 796 e Russian Missile Corvette – Hiddensee. Dentro da mesma área encontrámos um monumento à memória do poeta micaelense, Jonh Teixeira de Medeiros.

Os Elementos da comissão do Dia de Portugal 2009 em Rhode Island
Fred Félix, Connie Soares Félix, Crystal Escobar, Maria Lopes, Liliana Araújo, Lídia Alves, Judy Escobar, Kristine Alvoroso

Dali e já com o Artur Raposo, um dos simpáticos irmãos do Luís Sousa, «atleta» da nossa equipe, levou-nos até a um dos muitos parques da cidade, delimitado por um lado por casario e do outro, por campos de baseball, tendo ao cimo a sumptuosa Catedral de Santa Ana. Antes de ali chegarmos fotografámos o monumento ao militar luso-estadunidense e no placard do relvado do campo de baseball onde se vê a marcha do marcador, novamente estava gravado o nome do português, Joe Aguiar. Outros nomes vislumbrámos, mas de carácter comercial, tais como: Chaves Market, Restaurante Caravela e Restaurante Académica, onde almoçámos e fomos servidos a rigor pelo proprietário Jaime Cabral e suas colaboradoras. Dali partimos para New Bedford a fim de novamente contactarmos com os portugueses ali residentes, visitarmos familiares e fotografarmos os estabelecimentos comerciais e clubes e igrejas. À saída dum restaurante deparámo-nos com um casal e seu filho, que angariava fundos para a função do Espírito Santo, transportando a coroa. Passámos pela sumptuosa Igreja de Santo António de Lisboa, em risco de passar para outras mãos, porque os fieis que a frequentavam vão diminuindo drasticamente e não há como, saldar as dívidas que se fazem mensalmente.

Tom Cabral Marc Denis Mena Leandro
O CD lançado pelo cantor Tom Cabral

 

Páginas: 1 2 3

Voltar para Reportagens

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007